sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resumo da obra


Resumo da obra: O romance narra à história de um jovem de espírito aventureiro, com um ousado ideal : assumindo a responsabilidade do que pudesse suceder de bom ou mal com ele. Robinsom Crusoe saiu da casa de seu pai aos 19 anos. Foi comerciante, escravo e plantador de fumo no Brasil antes de naufragar em uma ilha aparentemente deserta. Passou a viver de maneira rude com apenas alguns utensílios que conseguiu resgatar do Navio encalhado próximo a ilha. Começa sua luta para sobreviver. Constrói um abrigo, móveis e aprende a viver sem conforto. Após construir um barco para tentar sair da ilha e não conseguir nem tirá-lo do lugar percebe que sozinho será muito difícil fazer algo por si mesmo. Com curiosidade faz uma expedição pela ilha, encontra um pomar e cabras que mais tarde adquire habilidade para domesticá-las. Descobri que a terra é fertil e passa a plantar. Aprende a preparar pães, bolos e a fazer vasílias de argila para guardar alimentos. Depois de 23 anos na ilha Crusoe encontra Sexta-feira (assim chamado em razão do dia da semana que foi salvo). E pensa que agora ficaria mais fácil construir outro barco e arrastá-lo. Mas logo é surpreendido por selvagens que desembarcam na ilha trazendo Cristiano (homem branco- náufrago salvo pela tribo de Sexta-feira) e o pai de Sexta-feira. Crusoe e Sexta-feira os salvam da morte em uma batalha contra os selvagens. Alguns dias depois é a vez de Militares Ingleses desembarcarem com uns prisioneiros. Trata-se de um Capitão e dois auxiliares que ali estão por não obedecerem à ordem dos Militares e traficantes para traficar escravos com o navio. Crusoe e Sexta-feira os salvam e garantem abrigo e alimento até o resgate do comando do navio pelo capitão. Crusoe, O capitão e sexta-feira deixam na ilha cinco bandidos por acreditarem na recuperação deles e não desejarem ser os responsáveis pela morte dos mesmos. Depois de 30 anos na ilha Crusoe volta a civilização com um papagaio, um diário e o amigo Sexta-feira e uma experiência que muda a vida de um homem. Durante a leitura percebe-se a preocupação de Crusoe em falar das coisas simples e dos valores.

10 comentários:

  1. Parabéns pelo resumo que vocês fizeram apesar que tiveram pouco tempo saiu muito bem!
    Ueliton e a equipe OS PONTUAIS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O resumo do grupo lembra a paródia apresentada no dia 07 de outubro. A história de Robinson Crusoé retoma outras histórias, inclusive outros filmes do gênero. A solidão, o contato com a natureza e a sobrevivência do homem distante do seu habitat são temas destacados nesse romance.Valeu pela criatividade no design do blog, bem como pela escolha dos textos.Da próxima vez invistam mais na produção textual de vocês.
    Até mais!!!!
    Professora Denise

    ResponderExcluir
  4. MEUS PARABENS AMEI O RESUMO DO JOVEM AVENTUREIRO QUE SAI DE CASA E POSSUI VARAIAS PROFFISSOES DESDE ESCRAVO A COMERCIANTE EM QUE DEPOIS DE UM CERTO TEMPO ACABA COMO NAUFRAGO ME UMA ILHA... É UMA OTIMA HISTORIA BEM ELABORADO O RESUMO.
    VLW JESSICA (OSPONTUAIS)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vc tavo kkkk mas tambem estava fazendo nao copiei viu, com meu tio fizemos com um vocabulário um pouco mais requintado

    ResponderExcluir
  7. esta muito bem feito estou a trabalhar nele e ajudou-me este resumo

    ResponderExcluir
  8. Sexta-feira deveria ser com letra maiúscula porque é o nome do índio.

    ResponderExcluir